quarta-feira

Jogos Educativos


JOGO DA MEMÓRIA


Os alunos estão adorando esse jogo da memória.

Está disponível no site: Smart Kids
*****

http://www.superkid.com.br/jogos/27_mem_natal.php

******


--------------------------------------

Características:
- Ativa a memorização;

- Identificação de grupos;

- Associação de imagens;

- Desenvolve o raciocínio e criatividade;

- Ativa a coordenação motora;


******



segunda-feira

Jogos Educativos


Natal chegando, hora de começar a se preparar para a data.


Na sala de informática educativa vamos montar esse cenário de natal, entre muitas outras atividades que estou preparando para os alunos.



Quer brincar na sua casa também?!
***
* Desenvolve a organização espacial utilizando elementos natalinos:
- árvores,
- bolas de natal,
- estrela,
- sinos,
- velas e presentes.
***
* Características
- Ativa a memória visual
- Organização espacial
- Identificação dos ícones natalinos
- Desenvolve a criatividade
- Ativa a coordenação motora
- Estimula a agilidade


sábado

Dia da Bandeira


A Professora Nilda (2° estágio), desenvolveu com seus alunos várias atividades sobre o Dia da Bandeira.

Entre elas, o desenho feito no Paint, realizado na sala de informática


*Estão aqui apenas alguns exemplos.
******************************************
*******************************************
******************************************

domingo

DOMÍNIO PÚBLICO
Biblioteca Digital
Desenvolvida em software livre
"O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. "






quarta-feira

Colorir / PapaColor



Os alunos adoraram essa atividade de colorir!
Aproveite e faça o download. É só clicar nos links abaixo.

terça-feira

Figuras Geométricas / Seqüência


Os alunos estão explorando vários materiais com o formato de figuras geométricas.
Além do tangram no computador, também manusearam as figuras em madeira, papel e E.V.A., entre outros.
Nesta atividade, fizeram colagem com E.V.A. e desenharam com lápis e lápis de cor.



Na aula de Informática Educativa, desenvolveram atividades de sequência através desde aplicativo.
São várias figuras disponíveis, mas neste caso manusearam as figuras geométricas.




Para fazer o download desde aplicativo ou brincar Online é só clicar no link abaixo.
  • Estimula a percepção e o raciocínio lógico;
  • Organização de informações;
  • Ativa a memorização e atenção;
  • Associação de imagens;
  • Ativa a coordenação motora.

segunda-feira

Figuras Geométricas / Tangram



Os alunos continuaram a manusear o Tangram.
Após tentar reproduzir as figuras em sala de aula e manusear novamente no computador, eles fizeram o desenho da figura de opção na metade de uma folha de sulfite, tendo como modelo a figura na tela.
Alguns fizeram questão de utilizar a régua.



Em sala de aula também tiveram contato com peças em madeira.
Além das figuras manuseadas no computador, também fizeram várias outras.



Com os desenhos em mãos, realizaram novamente a colagem.
Estão animados, e já perguntam qual será a próxima atividade.








sábado

Metamorfose da Borboleta



Hoje terminei de organizar algumas fotos e postei essa no site do EducaRede.
--------------------------------
A Vida da Borboleta
Metamorfose

Primavera chegando!
Borboletas voando!
Mas...
Os alunos correndo atrás das borboletas para matá-las.

******

Conversando com os alunos, percebi a necessidade de apresentar através de imagens o processo de transformação
(metamorfose), da lagarta em borboleta.
Durante e após a apresentação dos slides os alunos se mostraram muito interessados pelo tema
O que me chamou a atenção é que a maioria desconhecia o assunto e alguns até tinham medo das borboletas.
Através de diálogos durante as aulas, e pedidos para verem novamente as imagens referentes ao assunto, demonstram que as atitudes de medo e agressão com as lagartas e borboletas mudaram.
Alguns relatam que contaram aos pais, colegas e familiares sobre as lagartas e a vida das borboletas.
Uma das alunas presentes, ao final da apresentação, disse: “Que lindo, ela nasce duas vezes!”

“O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
Mário Quintana

------------------------------

* O tema sempre volta.
Os alunos se encantam com borboletas, joaninhas, formiga, etc...
Além do desenvolvimento didático da questão, há um envolvimento de conscientização de vida e morte, conceitos morais e ambientais.
As aulas desenvolvidas sobre esse tema na informática educativa ganham muito mais vida e são momentos de plena interação com os alunos.